Cursos e Áreas da Ciência Forense


Ciências Forenses



• Cursos e áreas relacionadas



- Toxicologia forense;

- Genética e Biologia Forense e Criminalística;

- Psiquiatria e Psicologia Forense;

- Antropologia e Odontologia Forense;



Curso Superior de Medicina Legal

Sigla: PGML

Grau: Pós-Graduação

Descrição:

• Objectivo geral: promover a aquisição de conhecimentos e capacidades tendo em vista preparar diversos profissionais para actuarem de forma correcta e adequada quando confrontados, na sua vida profissional, com questões de índole médico-legal, de forma a contribuírem para uma boa aplicação de justiça, no melhor interessem das vítimas.

Diplomas: Curso Superior de Medicina Legal

Áreas Científicas: Antropologia, Direito, Genética, Medicina Legal, Psicologia e Toxicologia



Mestrado em Ciências Forenses

Sigla: MCF

Grau: mestrado

Instituições envolvidas:

• Faculdade de Medicina

• Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar

• Faculdade de Direito

• Faculdade de Medicina Dentária

• Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação

• Faculdade de Farmácia

• Faculdade de Ciências

Descrição: Falamos de áreas científicas como a medicina, a biologia, a farmácia e a psicologia, entre outras, naturalmente sempre apoiadas no domínio de um essencial conjunto de conhecimentos nas áreas do direito, da criminologia, e das ciências criminais e policiais. Tais aptidões e conhecimentos, pela sua vastidão e especificidade, não podem ser assegurados numa formação pré-graduada. Mais ainda, importa também preparar profissionais habilitados e empenhados na investigação científica nesta área, evitando que a teorização das nossas práticas surja de forma abstracta ou apenas apoiada na experiência de congéneres estrangeiros, mas surja, antes, pelo conhecimento da nossa realidade.



Diplomas: Mestrado em Ciências Forenses e Curso de Mestrado em Estudos Interdisciplinares em Ciências Forenses.



Áreas Científicas: Avaliação do Risco, Avaliação do Risco Ciências Forenses, Criminologia, Genética e Toxicologia.


Criminologia

Sigla: LC

Grau: licenciatura

Descrição: Enquanto disciplina teórica, empírica e aplicada, a Criminologia baseia-se em grande medida nos conceitos, perspectivas e metodologias das ciências humanas e sociais, das ciências jurídicas e das ciências bio-médicas, repousando particularmente no Direito, na Sociologia e na Psicologia. Foi a partir destes elementos que estruturam o campo criminológico, definido enquanto campo de saber e de práticas, que se pensou a lógica que presidiu à organização e estrutura do plano de estudos, designadamente as áreas científicas nele contempladas (Criminologia, Direito, Ciências do Comportamento, Estatística, Métodos de Investigação Científica e Ciências Forenses), os seus princípios e objectivos, bem como a natureza e objectivos das unidades curriculares e respectivas metodologias de ensino.

Saídas profissionais

Os criminólogos portugueses desenvolverão a sua actividade profissional, à semelhança do que acontece noutros países, nos seguintes contextos institucionais: forças policiais, sistema prisional, serviços de reinserção social, centros educativos para menores delinquentes, centros de protecção de crianças e jovens, centros de acolhimento e de assistência a vítimas, centros e projectos de prevenção e tratamento da toxicodependência, autarquias, projectos de prevenção na área da criminalidade e da segurança, projectos de investigação científica e ensino da criminologia.



Informações:

Requisitos de acesso - Ter aprovação no ensino secundário ou habilitação equivalente e ter realizado uma das seguintes provas de ingresso:

• Português;

• História;

• Biologia e Geologia B.

Classificações mínimas: Nota de candidatura – 120 pontos;

Provas de ingresso: 120 pontos

Fórmula da nota de candidatura: Média do secundário – 60%; Provas de ingresso – 40%

Diplomas: Licenciatura em Criminologia

Áreas Científicas: Criminologia



Psicocriminologia

ISPA - Instituto Superior de Psicologia Aplicada







Mestrado em Psicocriminologia - Lisboa



Objectivos:

A Psicobiologia, que tem tido um crescimento extremamente intenso nos últimos anos, envolve a articulação entre um sólido domínio da Psicologia, nomeadamente no âmbito do estudo dos processos cognitivos e emocionais e uma compreensão clara da organização e funcionamento do sistema nervoso, bem como dos princípios e conceitos fundamentais da Biologia Evolutiva. Devido à multiplicidade de conhecimentos envolvidos, este 2º ciclo de formação poderá ser frequentado por estudantes com formação sólida de 1º ciclo nas áreas das ciências humanas, ciências sociais, ciências biológicas ou ciências médicas.

Diploma:

Mestre em Psicocriminologia


Genética Forense

Universidade do Porto - FCUP - Faculdade de Ciências







Mestrado em Genética Forense - Porto



Objectivos:

Este ciclo de estudos visa dar formação avançada em termos de conhecimentos científicos e aptidões laboratoriais e informáticas, a todos aqueles que pretendam obter um melhor entendimento do potencial e limites das análises periciais do âmbito da Genética Forense. Pretende ainda fornecer as competências técnico-científicas para o exercício de actividade profissional nas instituições vocacionadas para esta área (Institutos de Medicina Legal, Polícia Científica, etc.). Os potenciais alunos recrutar-se-ão entre os candidatos ao desempenho de funções periciais em Genética Forense e entre os profissionais da área.



Diploma: Mestrado em Genética Forense



Condições de acesso:

• Serão admitidos para candidatura ao Mestrado em Genética Forense, os licenciados em Biologia ou em áreas afins.

• Serão ainda admitidos candidatos que tenham adquiridos pelo menos 180 créditos, num ciclo de formação da área da Biologia ou afim.




Cumprimentos forenses

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS